O batismo e a comunidade do novo pacto





Samuel Waldron em seu livro: Uma Moderna Exposição da Confissão de Fé Batista de 1689, dá vários argumentos contra pedobatismo (batismo infantil) que eu estou compartilhando pouco a pouco. Este é o segundo argumento que eu compartilhar: O argumento pedobatista logicamente pressupõe não só a unidade, mas também a identidade do batismo na Nova Aliança e circuncisão na Antiga Aliança. 

Nós admitimos que há um certo paralelismo ou relação entre circuncisão e batismo. Os pedobatistas vão mais longe. Equiparam ou identificam ambos. Por exemplo, A A Hodge observa: "A Igreja do Antigo Testamento é o mesmo que a Igreja Cristã do Novo Testamento... como a Circuncisão significava e estava vinculada a exatamente o mesmo que o batismo; e posto que o Baptismo tem ocupado exatamente o seu lugar: se deduz que a qualidade de membros da igreja dos filhos dos crentes deve agora ser reconhecido como era antes e que estes devem ser batizados"(1). Berkhof fala do batismo como que “substitui” a circuncisão(2). É correto colocar o mesmo sinal entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança, entre circuncisão e batismo?

Existem algumas diferenças óbvias entre a circuncisão e o batismo. Deixando de lado o fato de que o rito externo é claramente diferente; os sujeitos das ordenanças são diferentes. Somente homens foram circuncidados. No entanto, tanto os homens como as mulheres são batizados.

A passagem clássica sobre a relação do Antigo Pacto com o Novo Pacto não enfatiza a sua identidade, ou mesmo semelhança, mas a sua diferença (Jr. 31.31-34). Se o Novo Pacto não é idêntico ao Antiga Pacto, como se pode dizer que o batismo é idêntica à circuncisão? Além disso, a adoção do Antigo Pacto não equivale a adoção do Novo Pacto (Rm 9.1-5; 8.14-17). A mesma palavra grega é usada tanto em Romanos 9.4 e 8.16.

A diferença específica entre o Antigo Pacto e o Novo Pacto é a proibição da participação das crianças no pacto. Esta diferença específica é que o povo de Deus no Novo Pacto não quebrará o pacto como fez Israel e também que todo o povo de Deus do Novo Pacto conhecerá o Senhor (Jr 31:34). Sim, a circuncisão foi um sinal para os membros do pacto, como também é o batismo. Também admitimos que o batismo deve ser administrado a todos aqueles que são membros do Novo Pacto, a todos os verdadeiros circuncidados do Novo Testamento. Mas quem são estes? Aqueles, e somente aqueles, que conhecem ao Senhor (Jr 31:34), estão espiritualmente circuncidados (Fp 3.3), e são nascidos de Deus (Jo 1.12,13), podem reivindicar ser membros no Novo Pacto e o direito a seu sinal. O povo do pacto já não é uma nação física, mas espiritual (Mt 21.43). Portanto, as linhagens físicas não proporcionam o ser membros nesta nação ou permitem a participação em seus sinais do pacto!

Batismo, portanto, professa o que exigiu a circuncisão. A circuncisão certamente exigiu um novo coração, mas não professa um novo coração. Batismo professa um novo coração. Embora exista uma estreita relação entre o batismo e a circuncisão, eles não são idênticos. O argumento pedobatista que iguala as duas ordenações não é, portanto, válido.

Os Pedobatistas objetam: "Vocês nos condenam por ter como membros da igreja não salvos. No entanto, vocês tem membros não salvos. Assim, não são diferentes de nós, exceto que são inconsequentes e hipócritas”. Nós admitimos que existem membros não salvos nas melhores igrejas. Isso, no entanto, não significa que sejamos inconsequentes e praticamente não diferes dos pedobatistas.

Essa objeção pedobatista se baseia em confundir dois coisas diferentes: a realidade prática (de fato) e a base legal (jurídica). Suponha que um chefe russo da KGB finja que não haja realmente diferença entre Rússia e Grã-Bretanha ou América, porque ambos tem entre eles pessoas inocentes. Como você responderia? Dirias que na Rússia as pessoas inocentes estão na prisão por causa de suas leis, enquanto que na Grã-Bretanha ou na América estão lá, apesar das nossas leis. Há uma diferença legal (jurídica) enorme entre a Rússia e a América. Da mesma forma, os pedobatistas consentem por lei membros não convertidos na igreja. Batistas não. Em última análise, se faz uma enorme diferença prática (de fato) entre os dois sistemas. 

referências:
(1) Hodge, Comentário sobre a Westminster Confissão de Fé (CLIE 1987), p. 321-322.
(2) Berkhof Teologia Sistemática (Tell, 1974) p. 757.

Postar um comentário

0 Comentários