Um erro e 4 lições


Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. (Gn 9.20-23)



Diz o ditado que a melhor forma de aprender é com o erro dos outros. Sendo assim, no texto acima, temos oportunidade de colocar em prática essa conhecida frase da sabedoria popular. Trata-se do registro de um dos episódios mais dramáticos da vida de Noé. Fala-nos que ele, após o dilúvio, plantou uma vinha e bebendo do fruto dessa, veio a embriagar-se, pondo-se, posteriormente, nu dentro de sua tenda. Você consegue imaginar essa cena? Certamente foi uma cena vergonhosa, principalmente para Noé, um pregador da justiça (2 Pd 2:5). Entretanto, esse episódio, apesar de expor o erro de um dos servos de Deus mais importante do período patriarcal, é extremamente instrutivo para as nossas vidas.

Primeiro: porque nos ensina que Deus não é condescendente com o pecado de ninguém, isto é, Deus não esconde os erros do homem. Aí você pode questionar a respeito do amor de Deus. Tudo bem! É verdade que Deus ama ao pecador e por isso entregou Jesus para que todo aquele que Nele crê não morra, mas tenha vida eterna (Jo 3.16). Igualmente, é verdade que Deus demonstrou esse amor para conosco, tendo Jesus morrido por nós (Rm 5.8). Contudo, esse mesmo Deus que ama ao pecador aborrece ao pecado que vai de encontro ao seu caráter santo.

 Segundo: porque nos ensina que todos nós estamos sujeitos a pecar. O texto acima nos fala de Noé, um pregador da justiça, alguém que “andava com Deus”. Todavia, o vemos dentro de sua tenda, embriagado e nu. Nesse sentido, as palavras de Paulo nos são instrutivas: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co 10:12). Ou seja, em nossa vida devemos estar constantemente em estado de alerta, pois estamos sujeitos a errar.

Terceiro: porque nos ensina que o pecado nos coloca em situações difíceis. Esse é também um ensino claro no texto, pois nos mostra uma situação em que Noé se encontrou embriagado e nu diante de seu filho. Do mesmo modo o pecado tem agido hoje na vida de muitos, isto é, os expondo a situações vergonhosas, constrangedoras, conflitantes, etc.

Quarto: porque nos ensina como reagir diante do pecado alheio. Talvez esse seja o nosso grande erro hoje em dia, isto é, temos exposto os pecados de nossos irmãos como Cam fez com o pecado de seu pai. Precisamos mudar. Precisamos agir como Sem e Jafé, um agir de amor que cobre multidões de pecados. (1 Pd 4:8).


  Que Deus nos abençoe ricamente através de sua palavra!

Postar um comentário

0 Comentários