Breve bibliografia sobre a Renovação Espiritual





Há um renomado historiador batista que diz que 95% dos batistas desconhecem a sua história. Se este é um dado correto e a história é uma disciplina de fundamental importância para a formação da identidade de um povo, podemos dizer que os batistas constituem um povo sem identidade ou, sendo mais generoso, possuem uma identidade desconexa de sua verdadeira tradição história.

Para aproximar um pouco os batistas de sua história, especificamente os batistas nacionais, indicamos as obras abaixo; uma espécie de mapa para todo o batista nacional que deseja dá os primeiros passos numa caminhada de autoconhecimento. 





Nesta obra, Enéas Tognini e Silas Leite de Almeida contam, de maneira clara, objetiva e bem documentada, todo o processo que viera a dar origem aos batistas renovados. O livro ainda conta com uma síntese histórica do povo batista, uma abordagem sobre a temática do avivamento e dados organizacionais e sobre o crescimento da Convenção Batista Nacional em seus primeiros quarenta anos. 




Colunas da Renovação, de João Leão dos Santos Xavier, é uma obra para quem deseja conhecer um pouco da vida dos pioneiros do Movimento de Renovação Espiritual que ocorre entre os batistas na década de 60 do século passado. O texto conta, em pequenas biografias, as histórias de Rosalee Appleby, José Rego do Nascimento, Enéas Tognini, Achilles Barbosa, Rosivaldo de Araújo, Ilton Quadros, Renê P. Feitosa e Achilles B. Júnior.




Fruto de uma profunda experiência vivida pelo próprio autor, esta obra é uma exposição bíblica da doutrina do batismo com o Espírito Santo segundo a perspectiva do Movimento de Renovação Espiritual. Escrita em plena década de 60, nela o pastor Enéas analisa o conceito de batismo no Espírito desde a ideia antigotestamentária de promessa até a sua materialização em Pentecostes. Na sequência, ele destacará a necessidade que tem cada crente de ser cheio do Espírito. Embora apresente semelhanças com a visão pentecostal clássica, este material é extremamente necessário para quem deseja entender as particularidades do movimento renovado.





Com a saída do pastor Rego do Nascimento da linha de frente do Movimento de Renovação por motivos de saúde, Enéas Tognini assumira a dianteira do movimento. A autobiografia do pastor Enéas Tognini é um rico material para que deseja conhecer o trabalho que este servo de Deus fizera por Renovação Espiritual por mais de uma década em todo o território brasileiro.



O Pastor José Rego do Nascimento, após a missionária Rosalee M. Appleby e antes da chegada do pastor Enéas Tognini, fora a grande voz da Renovação Espiritual. Grande expositor, nesta obra Rego apresenta de forma detalhada a compreensão doutrinária do Movimento de Renovação a respeito da pessoa e obra do Espírito Santo. Nesta edição, os editores da Livraria Editora Renovação acrescentaram ainda o ensaio "Regeneração e Poder", onde Rego trata das grandes doutrinas da Regeneração e do Batismo com o Espírito Santo.




Esse material é uma coletânea de mensagens proferidas no rádio pelo pastor José Rego do Nascimento; o grande pioneiro do movimento de renovação, juntamente com um conjunto de seis artigos, antes publicados em jornais, e dois preciosos estudos: O Fenômeno do Avivamento e Fundamento das Igrejas Cristãs.


O pastor Rosivaldo de Araújo fora uma das colunas do Movimento de Renovação que sacudira as igrejas históricas brasileiras na década de 1960. Nesta obra ele preenche uma importante lacuna na historiografia do povo de renovação espiritual, pois faz um relato da história do movimento de renovação no nordeste do Brasil juntamente com sua autobiografia. Justamente por este caráter autobiográfico, está obra não se limita a contar o que ocorrera no nordeste, mas, seguindo os passos do Rosivaldo, conta-nos também como a obra de renovação nascera e crescera no norte do país e quanto este servo de Deus contribuiu para o fortalecimento da Convenção Batista Nacional em todo o país.


Lançada recentemente, está obra do pastor Jesus Aparecido dos Santos Silva reconta a história dos batistas nacionais sob as lentes sociológicas de Max Weber. O livro, fruto de um mestrado em ciências da religião na PUC-GO, caracteriza o Movimento de Renovação Espiritual como um movimento de reforma fundamentado na história dos avivamentos e na releitura de Pentecostes surgido no seio da Convenção Batista Brasileira na década de 1960 que, por divergir em alguns aspectos do ethos batista, acabou por trazer a maior divisão entre os batistas no Brasil e dá origem a Convenção Batista Nacional.


De autoria de Manoel Cardoso de Souza, um pastor, que a contar das publicações no Batista Nacional, muito contribuir para a causa renovada, Perfil de um pioneiro: Elias Brito Sobrinho, é um texto que narra a história de um dos pioneiros da Renovação Espiritual no Planalto Central. Chama atenção na vida desse homem de Deus, o pastor Elias Brito, o seu foco ministerial na oração e pregação da palavra. 


Nessa obra, o pastor Manuel Cardoso de Souza, nos conta um pouco da história do STEB, o Seminário Teológico Evangélico do Brasil, o primeiro seminário voltado para a causa renovada e fruto da preocupação dos pioneiros da renovação espiritual no Brasil com a preparação de novos obreiros. Leitura indispensável para o povo batista nacional. 



Publicado pela LERBAN (Livraria Editora Renovação Espiritual) em 2017, na cidade de Búzios, por ocasião do jubileu da Convenção Batista Nacional, o livro Batistas Nacionais: origem, doutrinas, princípios e práticas, do jovem pastor Hebert Borges, como se depreende do próprio título, procura, de forma panorâmica, apresentar ao povo batista de renovação os principais elementos de nossa confessionalidade.  

Postar um comentário

0 Comentários