A quem você tem dado ouvidos?



É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu(Gn 3.1-6).

Todos nós conhecemos essa história bíblica como o relato da Queda. Entretanto, esse texto, além de nos trazer esclarecimento quanto ao problema fundamental da humanidade (uma questão de relacionamento com Deus), como já observamos em pastoral anterior, nos transmite também um princípio de extrema importância para nossas vidas. Qual seria então esse princípio? Respondo a essa pergunta fazendo uma nova pergunta: a quem você tem dado ouvido? No texto que lemos esse é um ensino muito claro! É um ensino que salta aos nossos olhos! Contudo, o que significa dar ouvidos? Segundo a narrativa bíblica, dar ouvidos é muito mais do que simplesmente ouvir, mas é obedecer. Jesus, de forma extraordinária, defende esse ponto de vista no final do Sermão do Monte ao dizer que o sábio, aquele que edifica sua casa sobre a rocha, é o que ouvi suas palavras e as pratica. Assim, a pergunta anterior pode ser expressa da seguinte forma: você tem dirigido sua vida pelo princípio da obediência a Deus? 

No texto que lemos, vemos que Eva dera ouvido a serpente. Adão, por sua vez, dera ouvido a sua mulher. Ambos desprezaram a palavra de Deus (Gn 2.16-17). Hoje, creio ser esse o caso da crise no meio evangélico, ou seja, muita incoerência entre a conduta da igreja” e aquilo que Deus estabelece. Dessa forma, perguntar a quem você tem dado ouvidos não é algo trivial, mas um questão de elevada importância, pois são muitos, que a semelhança de Eva, estão sendo enganados pelo diabo (2Co 11.3). São muitos que estão submetidos a liderança de mestres que negam as verdades sagradas (2 Pedro 2:1). São muitos os que seguem aos espíritos enganadores e aos ensinos de demônios (1Tm 4.1).

Você já parou para pensar nisso? Portanto, que a sua vida seja pautada no princípio de obediência a Deus, através daquilo que Ele estabelece em sua Palavra. 
_________
Pr Hebert Borges

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom , excelente, graças à Deus pela sua vida meu amigo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre mande essas maravilhas de ensino pautadas na palavra de Deus.

    ResponderExcluir