RESENHA
Hebert Leonardo Borges de Souza[*]
KUYPER, Abraham. Calvinismo.
Trad. Ricardo Gouveia e Paulo Arantes. São Paulo: Cultura Cristã, 2003, 208 p.
Abraham Kuyper
(1837-1920) foi uma das figuras mais importantes e significativas da nação
holandesa. Teólogo, filósofo, político, estadista, jornalista; a sua influência
sobre essa nação fora sentida na igreja, no estado, na sociedade, na impressa,
nas escolas e nas ciências, a ponto de alguém em 1907, ano em que Kuyper
comemorava o seu septuagésimo aniversário, escrever sobre a impossibilidade de
se contar a história da Holanda, nos últimos quarenta anos que antecederam essa
data, sem uma referência ao seu nome quase que em todas as páginas.
A importância de Kuyper
para esse povo, e porque não para o mundo, pode ser facilmente demonstrada, por
exemplo, nas mais de 200 obras que escreveu e publicou. Dentre essas, se destacam
a “Enciclopédia de Teologia Sagrada", "A
Obra do Espírito Santo" e o clássico devocional "Estar Próximo a Deus”. A
disposição e o fôlego para esse e tantos outros trabalhos que desempenhou,
segundo o próprio Abraham Kuyper, provinha do Calvinismo, o qual era para ele o
único fundamento para uma visão abrangente da vida.
A forma como o
doutor Kuyper compreendia o Calvinismo e a sua relação com o mundo está muito
bem documentada no livro “Calvinismo”. Essa obra, além de uma nota biográfica,
reúne o conteúdo integral das seis palestras que Kuyper proferira na
Universidade e Seminário de Princeton em 1898, as chamadas Palestras Stone.
Essas palestras
foram elaboradas no contexto da modernidade e o modo como estão estruturadas
reflete de maneira muito clara o modelo apologético concebido por Kuyper para o
enfrentamento desse sistema de vida que se levantava contra o Cristianismo em
seus dias. Essa sua linha de ação apologética pode ser resumida, muito
claramente, por meio de suas próprias palavras, através da seguinte expressão:
“Se o combate deve ser travado com honra
e com esperança de vitória, então, princípio
deve ser ordenado contra princípio” (p. 19).
Com essa
ideia em mente, Abraham Kuyper inicia a sua primeira palestra apresentando o
conceito de Calvinismo, não em seu sentido sectário, confessional ou
denominacional, mas como uma palavra científica de sentido histórico,
filosófico e político. Na prática, isso equivale a dizer que o Calvinismo na
concepção de Kuyperiana não estava apenas restrito ao âmbito religioso, como
muitos ainda costumam pensar, mas, na verdade, deveria ser entendido como um consistente,
abrangente, compreensivo e poderoso sistema de vida.
É apoiado nessa
definição que Kuyper demonstra a extensão, raízes, abrangência, coerência,
viabilidade e empregabilidade histórica do Calvinismo, o que destaca a extrema
importância de seu trabalho, pois apresenta o Calvinismo como um sistema que
envolve todos os setores da vida humana.
Como todo bom
sistema precisa responder algumas perguntas fundamentais, tais como aquela que
trata da relação entre o homem e Deus, Kuyper aborda em sua segunda palestra a
relação entre o Calvinismo e a Religião. Essa é a oportunidade em que o doutor Kuyper
denuncia o fracasso do sistema modernista em ofertar uma nova forma de vida
religiosa, bem como onde destaca o sucesso do Calvinismo nessa área, visto que esse
colocou diante da humanidade um edifício religioso inteiro, fundamentado na
Escritura, de onde o homem poderia encontrar repouso.
Fugindo do campo
religioso, a terceira palestra de Abraham Kuyper apresenta a concepção de
política desenvolvida no seio do Calvinismo. Conforme o seu argumento, diferente
da política francesa que havia ignorado Deus e feito do Estado o seu deus, a
visão política que brotou do Calvinista fundamenta-se, segundo Kuyper,
justamente na doutrina da Soberania de Deus sobre todo o mundo e é dessa
soberania de onde se deriva a Soberania no Estado, na Sociedade e na Igreja.
A visão política,
portanto, do Calvinismo, conforme exposta por Kuyper, defende a existência de
diferentes esferas de autoridade interdependentes e intermediárias e que essas
devem se articular para o bem da sociedade como um todo.
Na quarta
palestra, Abraham Kuyper trata da relação entre Calvinismo e Ciência. Segundo
ele, o Calvinismo fora capaz de restaurar, encorajar e promover o
desenvolvimento científico, isso porque, diferente do Romanismo, o qual havia
estabelecido uma visão dualista entre matéria má e espírito bom, esse olhava
para o mundo como obra das mãos de Deus.
Kuyper destaca também
que esse fora um processo profundamente influenciado pelo dogma calvinista da
predestinação, o qual sustenta que o mundo é perfeitamente ordenado e investigável,
e que culminou com a libertação da ciência do poder do Estado e da Igreja para
a sua própria esfera soberana de atuação.
A relação entre
Calvinismo e Arte é o tema da quinta palestra do doutor Kuyper. Nela ele
destaca que o Calvinismo não desenvolveu um estilo próprio de arte, pois compreendeu
que a relação entre religião e arte representa o regresso a um estágio inferior
da maturidade religiosa. Todavia, o próprio Kuyper não deixa de reconhecer e
destacar a importância do pensamento calvinista para o desenvolvimento da arte.
Isso ocorreu, por exemplo, para ele, quando o mesmo levantou-se contra o uso
indevido da arte - a arte ligada à imoralidade e a exposição da figura feminina
– e buscou compreendê-la como um dom de Deus que se manifestava mesmo entre os
ímpios.
Para Kuyper essas
ideias estavam firmemente apoiadas nas doutrinas calvinistas da eleição e da
graça comum e proporcionaram as artes a liberdade que tanto necessitavam para expressar-se
de maneira livre.
Em sua última
palestra Kuyper fala sobre a relação do Calvinismo e o Futuro. Escrevendo no
contexto da Modernidade e diante do fracasso desse sistema de vida em ofertar a
humanidade um nível mais elevado de existência, ele apresenta o Calvinismo como
o sistema que pode reorientar a trajetória do ser humano. Essa posição de Kuyper
não pode ser avaliada como uma espécie de anacronismo, pois o que ele defende
não é uma simples cópia do passado em tempos modernos, mas um retorno a raiz dos
princípios defendidos e aplicados pelos reformadores calvinistas.
Depreende-se dessa visão, que para Kuyper, o Calvinismo
não é apenas um sistema de vida, mas, sobretudo, um sistema de vida de natureza
dinâmica e não fossilizada e que, justamente por isso, é capaz de contribuir
com as necessidades futuras do ser humano.
Esse trabalho de
Abraham Kuyper nos apresenta uma visão que se tornou conhecida como
Neo-Calvinista por advogar a ação e influência dos valores reformados em todas
as esferas de nossa sociedade. Essa é uma obra de leitura obrigatória para
aqueles que desejam compreender como esses valores podem se articular com a
política, a ciência, as artes, isto é, com uma vida que glorifica a Deus.
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