Jesus e a missão.


1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 2  até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3  A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4  E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5  Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7  Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8  mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 9  Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 10  E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11  e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. (At 1.1-11)

Introdução:

  • Qual é o tema central da Bíblia? O assunto que perpassa todas as páginas das Escrituras?
  • Voltar-se para a Bíblia com essas questões em mente nos leva a perceber que a mensagem bíblica é a revelação de que o único Deus que existe está em missão. 
  • E qual é essa missão? É a missão de reconciliar a sua criação que se perdeu consigo. É o resgate do projeto original do Pai de ter um povo para si. 
  • Algumas passagens do Antigo Testamento, como as de Gn 3.14, 15; 12.1-3; Dt 4.5-8, Sl 67.12; Is 42.1-7; 66.19, apontam para essa questão de maneira muito evidente. 
  • É, contudo, Jesus que melhor nos comunica a missão de Deus por meio de sua vida e obra. 
Elucidação:
  • O livro de Atos é um livro de história. Mas não de qualquer história. Em Atos temos a história da igreja estabelecida por Jesus como um povo engajado na missão de Deus. 
  • Mas é preciso perceber, no começo desse livro, que antes do povo que chamamos de igreja se engajar na missão, Lucas, o autor de Atos, nos mostra esse mesmo povo num encontro especial com Jesus, antes de sua partida para missão, aprendendo importantes lições sobre a grande obra missionária que iriam desempenhar.
Desenvolvimento:
Vejamos as lições que Jesus nos ensina. 

a) Preparo. 
  • A missão exige preparo. 
  • Isso se mostra claramente, de modo geral, no ministério de Jesus, quando antes de organizar a igreja, institui um seminário.
  • Na passagem de Mc 1.17 Jesus diz que faria de seus discípulos - aptos a - pescadores de homens;  
  • Em Mt 11.28-30 ele convida seus seguidores a aprender dele; 
  • A grande comissão, Mt 28.18-20, envia os seus discípulos a compartilhar o que aprenderam. 
  • E em Atos, na passagem que lemos, Jesus está mais uma vez instruindo os seus discípulos sobre o reino, aqueles que estavam prestes a entrar em missão. 
 A mensagem bíblica, a partir do texto de Hebreus 5.11-14, parece nos dizer que aqueles que não aprendem se encontram inaptos para a obra. E qual a razão?
  • É criança 
  • É inexperiente na palavra da justiça 
  • Não tem discernimento (visão)

b) Obediência. 
Instrução, preparo, treinamento; tudo isso é fundamental para um envolvimento no trabalho missionário. Mas isso só não é suficiente. é preciso também ser obediente.  

Essa é uma verdade que se pode perceber em diversas exemplos das Escrituras:
  • Jonas (o profeta fujão); 
  • Moisés 
  • A missão dos setenta: Lc 10.1-12
  • a grande comissão: Mt 28.18-20
  • E em Atos vemos Jesus ordenando que seus discípulos esperassem. 
Sem obediência, portanto, não se tornaremos em verdadeiros missionários.  
  
c) Foco. 
  • Jesus é um exemplo de foco na missão. Sua prioridade, como nos mostra o evangelho de João, é fazer a vontade daquele que o enviou. 
  • Foco é essa capacidade de concentrar todas as nossas energias em algo. É dirigir toda a nossa atenção para um objetivo. 
  • Os discípulos - e nós não somos diferentes - perdiam o foco. E parece que é isso que está acontecendo em Atos quando os seus seguidores parecem não compreender plenamente o que Jesus está falando. Eles diziam: Será esse o tempo? Fixavam o seu olhar no alto ... 
  • O missionário precisa entender essa verdade. Precisa saber que o soldado em batalha não se embaraça com as coisas dessa vida (2 Tm 2.4), que o homem de inconstante não bom para a missão (Tg 1.8), que Jesus precisa ser sua prioridade (Mt 8.21-22). 

d) Estar na Igreja
  • Desde os primórdios do Cristianismo há quem entenda que poderia viver desconectado da igreja (Hb 10.25). Hoje, segundo dados estatísticos, esse número de desigrejados se multiplicam ainda mais. 
  • A missão, contudo, não é para quem deseja fazer carreira solo. as palavras de Jesus é dirigida a um grupo, a igreja. E mesmo quando ocorre um chamado particular esse deve ser vinculado a igreja. 
  • E por que é preciso fazer parte da igreja para se engajar na missão? Porque a missão que Deus está realizando, ele esta realizando por meio da igreja, o povo que ele mesmo escolheu para manifestar a sua glória. 
  • Na passagem de Atos essa verdade se mostra quando se percebe que a missão e a promessa do Espírito colocada por Jesus é a para a sua igreja, onde, conforme Paulo, a multiforme graça de Deus se tornaria conhecida (Ef 3.10). 
  • Aquele que se afasta da igreja para seguir carreira solo, está se afastando do meio pelo qual Deus escolheu realizar a sua missão. 
         
e) Poder.
  • Não podemos fazer a missão que Deus nos chama a realizar sem poder. É isso que nos diz Jesus. E esse é poder para testemunhar, isto é, para tornar o nome de Jesus conhecido nos quatro cantos do mundo. 
  • Nisso temos algo fundamental. Pois o preparo é importante. O foco e a obediência também. Bem como está no corpo de Cristo, a igreja. Mas, tudo isso sem o poder do Espírito Santo não fara a nossa missão bem-sucedida. 
  • É com esse poder que lançaremos fora todo o medo e inibição, e nossas palavras, carregadas de autoridade, alcançarão os corações dos pecadores, como também aconteceu com Pedro (At 2.14, 37; 3.11; 4.8). 

Conclusão.
Podemos concluir essa nossa reflexão, destacando que nessas palavras de Jesus encontramos alguns segredos dos bons missionários: 
  • Preparo
  • Obediência
  • Foco
  • Participação no corpo de Cristo, Igreja
  • Vida cheia do Espírito Santo. 
_______
Pr Hebert Borges 

Postar um comentário

0 Comentários